Pular para o conteúdo principal

Escotismo

Fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira e, através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, espera-se fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

A União dos Escoteiros do Brasil é a instituição que dirige e acompanha as práticas escoteiras adotadas no Brasil.

VALORES DO MOVIMENTO ESCOTEIRO

Desenvolvimento físico: por meio de jogos ao ar livre, exercícios, excursões e acampamentos.

Desenvolvimento moral: o propósito é que essa geração seja sadia no futuro, para desenvolver a mais alta forma de compreensão e dever para com Deus, pátria e próximo.

Desenvolvimento intelectual: dá-se uma preparação adequada pelo conhecimento adquirido em cada uma das etapas como cozinha; campismo, nós, natação e salvamento; primeiros socorros; regras de segurança, orientação, transmissão de sinais, estudo da natureza, entre outros.


MÉTODO ESCOTEIRO
  1. ACEITAÇÃO DA LEI E DA PROMESSA ESCOTEIRA:
    Aceitar a Lei e a Promessa significa prometer vivenciá-las, assumir um compromisso de vida, um código de ética e de comportamento. Ninguém é obrigado a aceitar a Lei e a Promessa, mas a partir do momento que o faz espera-se um esforço para observá-las.

  2. APRENDER FAZENDO:
    O Escotismo prega o aprendizado pela prática, pela ação, valorizando o treinamento para a autonomia baseado na autoconfiança e iniciativa, desenvolvendo os hábitos da observação e dedução.

  3. VIDA EM EQUIPE:
    A vida em equipe significa a integração a pequenos grupos, que são as unidades de trabalho nas Seções. O pequeno grupo possibilita a descoberta progressiva de responsabilidade e prepara o autocontrole, por meio da disciplina consciente assumida voluntariamente além de desenvolver a capacidade tanto para liderar quanto para cooperar.

  4. ATIVIDADES PROGRESSIVAS, ATRAENTES E VARIADAS:
    As atividades são o elemento que dispomos para atrair os jovens no Movimento Escoteiro. Para tal, é necessário que se atendam aos anseios, as características e necessidades de cada faixa etária. As atividades definidas, programadas com a participação dos jovens de acordo com cada Ramo, asseguram seu interesse e seu envolvimento. Eles vão ao Grupo para se divertir e nós utilizamos as atividades para ajudá-los na sua autoeducação.
    As atividades devem ser programadas de maneira progressiva não somente em duração, mas em termos de exigências de técnicas, habilidades e amadurecimento e de oferecer aos jovens desafios e aventuras de acordo com a sua evolução no Grupo, ou vivência dos diferentes Ramos.
    As atividades devem ser atraentes e variadas. Elas serão atraentes quando afinadas com os desejos e necessidades dos jovens.
    As atividades escoteiras compreendem jogos, capacitação em técnicas úteis estimuladas por um sistema de distintivos, a vida ao ar livre e em contato com a natureza, a interação com a comunidade, a Mística Escoteira e o Ambiente Fraterno.

  5. DESENVOLVIMENTO PESSOAL COM ORIENTAÇÃO INDIVIDUAL:
    O chefe escoteiro deve acompanhar o desenvolvimento de cada jovem individualmente. Deve identificar suas qualidades e deficiências para melhor orientá-lo e criar oportunidades para que ele se supere. Manifestar interesse pelas coisas que ele faz, gosta, oferecer ajuda e orientação são alguns passos para conquistar a amizade do jovem.
    Portanto, o chefe deve considerar a realidade e o ponto de vista de cada jovem, identificar as potencialidades de cada um e dar o exemplo.

O Método Escoteiro foi desenvolvido para estimular o desenvolvimento do jovem para além dos anos de escotismo. Isso significa que funciona para todos os jovens mesmo que ele tenha oitenta anos.


PARTICIPAÇÃO DOS PAIS E RESPONSÁVEIS

Sem a participação voluntária dos adultos, não é possível realizar as atividades previstas no Programa Educativo. Muitos dos adultos presentes hoje nas Unidades Escoteiras Locais são pais de jovens e crianças que integram o Movimento Escoteiro.

Direitos dos Pais e Responsáveis:
  • Direito a voz e voto nas Assembleias de Grupo;
  • Dar sugestões e se envolver nos projetos do Grupo Escoteiro;
  • Participar das Reuniões de pais na seção de seu filho/filha;
  • Receber informações sobre as atividades da seção de seu filho/filha;
  • Participar dos acampamentos, incorporando-se às equipes de apoio;
  • Exercer a função de instrutor, Dirigente Institucional, Escotistas, etc.
Deveres dos Pais e Responsáveis:
  • Participar ativamente das reuniões da Assembleia de Grupo;
  • Comparecer às reuniões de pais na seção de seu filho/filha;
  • Colaborar, dentro de suas possibilidades, nas atividades desenvolvidas pelo Grupo Escoteiro (promoção de festas, excursões, acampamento, entre outros);
  • Estimular seu filho/filha no desenvolvimento da capacitação escoteira e na regular frequência às atividades;
  • Contribuir para que seu filho/filha mantenha em dia as mensalidades do Grupo Escoteiro.

Mais Informações sobre o Escotismo podem ser acessadas através dos links:


Sempre alerta para servir,
Distrito Escoteiro Norte - Região de Santa Catarina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Convite: Oficina sobre Cerimônias Escoteiras no dia 10/11/2019

Objetivo da Oficina: - Apresentar e praticar as diversas cerimônias no movimento escoteiro, as quais devem corresponder ao que se quer expressar; - Evitar a dificuldade de identificação do seu objetivo ou mensagem, estes devem ser compreendidos por todos; - Aplicar o que se propõe no Manual de Cerimônias Escoteiras da UEB, 2ª Edição, de agosto de 2018. Local: Sede do Grupo Escoteiro Desbravador 08/SC Rua Eugênio Poerner, 75 - Centro São Bento do Sul, SC Data e Horário: 10 de novembro de 2019, domingo, das 9:00 às 11:00 Tarefa prévia: Leitura do Manual de Cerimônias Escoteiras da UEB, 2ª Edição, de agosto de 2018. Facilitadores: Igor Rudnick Júlia Wünsch Vagas: 20 Custo:  gratuito Inscrições via: Meu paXtu Prazo de inscrição: 02 de novembro de 2019

Grande Aventura Distrital 2018

No início todos receberam um passaporte , um mapa  e uma carta prego , para traçarem suas rotas e então cumprirem os inúmeros desafios que lhes foram proporcionados em São Bento do Sul. Aconteceu de tudo nesta cidade, justamente neste dia! Pois os jovens tiveram que resgatar feridos de um avião que caiu no Parque 23 de Setembro e, como se não bastasse, precisaram procurar urgentemente a chave que desarmaria uma bomba que estava perto do mirante. Detalhe! Eles só tinham as distâncias e azimutes para achar o local da chave, o que deixou tudo muito mais difícil, tiveram que usar suas bússolas para encontrá-la! Depois disso, para chegar ao Museu, onde vários mistérios seriam desvendados, o único jeito foi seguindo a trilha , feita apenas com sinais de pista , onde qualquer outro ser normal poderia se perder. Lá acabou arrebentando um cabo de alta tensão, que levou nossos heróis à usarem a sua destreza  e  criatividade na construção de uma biga...

Sejam bem-vindos ao nosso Blog! ;-)

Somos do Distrito Escoteiro Norte, fazemos parte da União dos Escoteiros do Brasil, Região de Santa Catarina. A idéia deste Blog é funcionar como uma ferramenta de Gestão do Distrito: manteremos aqui um Calendário de Atividades Distrital e Regional ; pode-se obter aqui a Previsão do Tempo atualizada para as nossas atividades; Divulgaremos as  Atividades Realizadas pelo Distrito Escoteiro Norte ; temos Informações sobre as Cidades e Grupos que integram o Distrito; também Informações Básicas sobre o Escotismo ; acesso aos sistemas de gestão paXtu e mAPPa ; formulário de Contato para maiores informações, críticas e sugestões. Sempre alerta para servir, Distrito Escoteiro Norte - Região de Santa Catarina