Pular para o conteúdo principal

Escotismo

Fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira e, através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, espera-se fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

A União dos Escoteiros do Brasil é a instituição que dirige e acompanha as práticas escoteiras adotadas no Brasil.

VALORES DO MOVIMENTO ESCOTEIRO

Desenvolvimento físico: por meio de jogos ao ar livre, exercícios, excursões e acampamentos.

Desenvolvimento moral: o propósito é que essa geração seja sadia no futuro, para desenvolver a mais alta forma de compreensão e dever para com Deus, pátria e próximo.

Desenvolvimento intelectual: dá-se uma preparação adequada pelo conhecimento adquirido em cada uma das etapas como cozinha; campismo, nós, natação e salvamento; primeiros socorros; regras de segurança, orientação, transmissão de sinais, estudo da natureza, entre outros.


MÉTODO ESCOTEIRO
  1. ACEITAÇÃO DA LEI E DA PROMESSA ESCOTEIRA:
    Aceitar a Lei e a Promessa significa prometer vivenciá-las, assumir um compromisso de vida, um código de ética e de comportamento. Ninguém é obrigado a aceitar a Lei e a Promessa, mas a partir do momento que o faz espera-se um esforço para observá-las.

  2. APRENDER FAZENDO:
    O Escotismo prega o aprendizado pela prática, pela ação, valorizando o treinamento para a autonomia baseado na autoconfiança e iniciativa, desenvolvendo os hábitos da observação e dedução.

  3. VIDA EM EQUIPE:
    A vida em equipe significa a integração a pequenos grupos, que são as unidades de trabalho nas Seções. O pequeno grupo possibilita a descoberta progressiva de responsabilidade e prepara o autocontrole, por meio da disciplina consciente assumida voluntariamente além de desenvolver a capacidade tanto para liderar quanto para cooperar.

  4. ATIVIDADES PROGRESSIVAS, ATRAENTES E VARIADAS:
    As atividades são o elemento que dispomos para atrair os jovens no Movimento Escoteiro. Para tal, é necessário que se atendam aos anseios, as características e necessidades de cada faixa etária. As atividades definidas, programadas com a participação dos jovens de acordo com cada Ramo, asseguram seu interesse e seu envolvimento. Eles vão ao Grupo para se divertir e nós utilizamos as atividades para ajudá-los na sua autoeducação.
    As atividades devem ser programadas de maneira progressiva não somente em duração, mas em termos de exigências de técnicas, habilidades e amadurecimento e de oferecer aos jovens desafios e aventuras de acordo com a sua evolução no Grupo, ou vivência dos diferentes Ramos.
    As atividades devem ser atraentes e variadas. Elas serão atraentes quando afinadas com os desejos e necessidades dos jovens.
    As atividades escoteiras compreendem jogos, capacitação em técnicas úteis estimuladas por um sistema de distintivos, a vida ao ar livre e em contato com a natureza, a interação com a comunidade, a Mística Escoteira e o Ambiente Fraterno.

  5. DESENVOLVIMENTO PESSOAL COM ORIENTAÇÃO INDIVIDUAL:
    O chefe escoteiro deve acompanhar o desenvolvimento de cada jovem individualmente. Deve identificar suas qualidades e deficiências para melhor orientá-lo e criar oportunidades para que ele se supere. Manifestar interesse pelas coisas que ele faz, gosta, oferecer ajuda e orientação são alguns passos para conquistar a amizade do jovem.
    Portanto, o chefe deve considerar a realidade e o ponto de vista de cada jovem, identificar as potencialidades de cada um e dar o exemplo.

O Método Escoteiro foi desenvolvido para estimular o desenvolvimento do jovem para além dos anos de escotismo. Isso significa que funciona para todos os jovens mesmo que ele tenha oitenta anos.


PARTICIPAÇÃO DOS PAIS E RESPONSÁVEIS

Sem a participação voluntária dos adultos, não é possível realizar as atividades previstas no Programa Educativo. Muitos dos adultos presentes hoje nas Unidades Escoteiras Locais são pais de jovens e crianças que integram o Movimento Escoteiro.

Direitos dos Pais e Responsáveis:
  • Direito a voz e voto nas Assembleias de Grupo;
  • Dar sugestões e se envolver nos projetos do Grupo Escoteiro;
  • Participar das Reuniões de pais na seção de seu filho/filha;
  • Receber informações sobre as atividades da seção de seu filho/filha;
  • Participar dos acampamentos, incorporando-se às equipes de apoio;
  • Exercer a função de instrutor, Dirigente Institucional, Escotistas, etc.
Deveres dos Pais e Responsáveis:
  • Participar ativamente das reuniões da Assembleia de Grupo;
  • Comparecer às reuniões de pais na seção de seu filho/filha;
  • Colaborar, dentro de suas possibilidades, nas atividades desenvolvidas pelo Grupo Escoteiro (promoção de festas, excursões, acampamento, entre outros);
  • Estimular seu filho/filha no desenvolvimento da capacitação escoteira e na regular frequência às atividades;
  • Contribuir para que seu filho/filha mantenha em dia as mensalidades do Grupo Escoteiro.

Mais Informações sobre o Escotismo podem ser acessadas através dos links:


Sempre alerta para servir,
Distrito Escoteiro Norte - Região de Santa Catarina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

26° ELO no Distrito Escoteiro Norte

O caractere Kanji “和 [wa]” significa unidade, harmonia, cooperação, amizade e paz. Foi esta mensagem que os escoteiros e seniores obtiveram ao percorrerem os 2,5km de pista de orientação do ELO, nos dias 14 e 15 de novembro de 2015, em São Bento do Sul, num lugar chamado Recanto do Noti! Os Grupos Escoteiros Kaigang Norte, Arnaldo de Almeida Oliveira, Campestre, 14 Bis e Desbravador vieram para fazer jus ao tema "Espírito de União". Cada escotista deu o melhor de si em cada uma das bases realizadas e as novas patrulhas, formadas da fusão de todos os Grupos, se esmeraram para cumprí-las. Isto tudo gerou fortes laços de amizade entre os Escoteiros do Distrito Norte de Santa Catarina. Com o tema do ELO (Escoteiros Locais em Operação) sobre o Japão, tivemos Sumô, jogos Samurais com espada e arco e flecha, Guerreiros Japoneses, Pagodin, Origami,  e aprendemos a usar o Hashi. Tivemos desafios como passar de Preguiça para Comando Craw, Bastão Elétrico, formar uma Pirâmide em gr

Convite: Oficina sobre Cerimônias Escoteiras no dia 10/11/2019

Objetivo da Oficina: - Apresentar e praticar as diversas cerimônias no movimento escoteiro, as quais devem corresponder ao que se quer expressar; - Evitar a dificuldade de identificação do seu objetivo ou mensagem, estes devem ser compreendidos por todos; - Aplicar o que se propõe no Manual de Cerimônias Escoteiras da UEB, 2ª Edição, de agosto de 2018. Local: Sede do Grupo Escoteiro Desbravador 08/SC Rua Eugênio Poerner, 75 - Centro São Bento do Sul, SC Data e Horário: 10 de novembro de 2019, domingo, das 9:00 às 11:00 Tarefa prévia: Leitura do Manual de Cerimônias Escoteiras da UEB, 2ª Edição, de agosto de 2018. Facilitadores: Igor Rudnick Júlia Wünsch Vagas: 20 Custo:  gratuito Inscrições via: Meu paXtu Prazo de inscrição: 02 de novembro de 2019

GRUPRA AGRADECE AOS ESCOTEIROS POR COLABORAÇÃO

O GRUPRA (Grupo de Proteção aos animais), de Rio Negrinho, agradeceu ao Grupo Escoteiro Arnaldo de Almeida Oliveira, pela pronta aceitação em colaborar com os mesmos, para apoio durante a realização de uma noite festiva, com a intenção de arrecadação de fundos.