Pular para o conteúdo principal

I Atividade Distrital Sênior - Distrito Norte/SC

18 e 19 de junho de 2011
São Bento do Sul – Rio Natal

Ainda não havia clareado o dia quando na manhã do sábado, 18 de junho de 2011, jovens e escotistas do Ramo Sênior começaram a se movimentar para mais uma grande aventura no Distrito Norte. Em Corupá, Jaraguá do Sul e Rio Negrinho eles apanharam suas mochilas e tomaram o rumo de São Bento do Sul.  As 06h e 30min a Tropa Sênior do 15º Grupo Escoteiro Jacoritaba já embarcava no ônibus em direção ao município no alto da Serra do Mar, onde encontraria a Tropa Sênior do 71º Grupo Escoteiro Arnaldo de Almeida Oliveira, no bairro Serra Alta, as 08h e 00min.
O objetivo? Percorrer os 26 km de linha férrea que ligam as antigas Estações Serra Alta e Rio Natal, em um trajeto sinuoso em meio a serra que reserva aos excursionistas, além de uma visão única do Morro da Igreja, da fauna e da flora local, uma sucessão incrível de pontes, quatro túneis e inúmeros trechos escavados em meio às rochas.
Partiram do bairro Serra Alta as 08h e 00min dois chefes, uma pioneira e 10 seniores/guias. Já na estação Rio Vermelho, 6 km adiante, fez-se a primeira parada para alimentação, o tradicional Frühstück, hábito diário daqueles que descendem de imigrantes europeus, que são boa parte da população da região. A parada serviu também para forrar as mochilas com as capas de chuva, que começava a cair quando a tropa ainda se aproximava da Estação Rio Vermelho. Nem precisaria. Antes mesmo de a tropa terminar o lanche a chuva já havia cessado e a chefia pôs a tropa nos trilhos novamente. Andando à uma velocidade média de 4 km/h, apesar do terreno irregular e pedregoso que é a linha férrea e das mochilas aonde foram carregados todos os materiais de acampamento, a tropa logo chegou ao trecho da ferrovia conhecido como Rabo do Macaco, batizado assim pelo seu trajeto de  sucessivas curvas.
Foi no Rabo do Macaco que a Atividade Distrital Sênior viveu aquela que talvez tenha sido sua maior e mais agradável surpresa – O encontro com a Maria Fumaça, que percorre o trajeto entre a cidade de Rio Negrinho e a localidade de Rio Natal a cada terceiro final de semana de cada mês. A tropa havia mesmo cruzado o primeiro dos quatro túneis do trajeto e preparavam-se todos para fazer mais uma lanche/almoço quando pode-se ouvir o deslizar da máquina descendo pelos trilhos. Ao sair do túnel, muitas fotos, surpresa também dos passageiros e é claro, o cumprimento do maquinista aos escoteiros com o apito da locomotiva.
Como cansaço pouco é bobagem para jovens que estão acostumados e vivem dispostos a grandes desafios, logo a tropa pôs-se a caminhar novamente. Após passar por desfiladeiros escavados nas rochas, nascentes d’água que caiam em cachoeira até as margens da ferrovia e uma parada no mirante para observar os verdes vales e montanhas da região, a tropa novamente se encontrou com a Maria Fumaça, desta vez acelerando a todo vapor, serra acima, de volta a Rio Negrinho. Os seniores e guias ainda encontrariam, poucos quilômetros antes de deixar a ferrovia, próximo a Capela Jesus Ressuscitado, no Rio Natal, mais uma composição de seis locomotivas modernas, puxando mais de 50 vagões carregados para o alto da serra.
Ao chegar à igreja, após percorrer os 26 km da linha férrea, todos tiveram ainda que tomar fôlego para encarar mais 8 km, desta vez em estrada de chão, em direção ao Parque das Aves, aonde chegaram por volta das 18h e 00min, estabeleceram seu acampamento, preparam sua janta e tiveram o merecido descanso.
O domingo foi de confraternização, atividades leves as margens do rio que passa nos fundos do local, visita à trilha ecológica do parque e de um almoço no restaurante do local, acompanhado dos pais que se fizeram presentes para buscar seus filhos ao final da atividade, que acabou as 14h e 30min com todos cansados, mas com um gratificante sorriso nos rostos.

Em números:

34 – São os quilômetros percorridos;
13 – É o número de participantes da atividade;
4 – São os túneis que foram atravessados ao longo da jornada;
894 – É a altura, em metros, do Morro da Igreja, cartão postal da região que pode ser observado ao longo da maior parte da jornada;
10 – É o tempo, em horas, que a tropa levou para completar o trajeto;

3º Túnel... (Clique para ampliar)

Comentários

  1. *--* Só de ler já dá vontade de fazer tudo de novo!

    SAPS

    ResponderExcluir
  2. só de ler me da dor nas costa!
    kk
    foi muito show esse acampamento!
    Heverton

    ResponderExcluir
  3. Curti as fotos e bateu aquele arrependimento de nao ter ido junto!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Convite: Oficina sobre Cerimônias Escoteiras no dia 10/11/2019

Objetivo da Oficina: - Apresentar e praticar as diversas cerimônias no movimento escoteiro, as quais devem corresponder ao que se quer expressar; - Evitar a dificuldade de identificação do seu objetivo ou mensagem, estes devem ser compreendidos por todos; - Aplicar o que se propõe no Manual de Cerimônias Escoteiras da UEB, 2ª Edição, de agosto de 2018. Local: Sede do Grupo Escoteiro Desbravador 08/SC Rua Eugênio Poerner, 75 - Centro São Bento do Sul, SC Data e Horário: 10 de novembro de 2019, domingo, das 9:00 às 11:00 Tarefa prévia: Leitura do Manual de Cerimônias Escoteiras da UEB, 2ª Edição, de agosto de 2018. Facilitadores: Igor Rudnick Júlia Wünsch Vagas: 20 Custo:  gratuito Inscrições via: Meu paXtu Prazo de inscrição: 02 de novembro de 2019

Grande Aventura Distrital 2018

No início todos receberam um passaporte , um mapa  e uma carta prego , para traçarem suas rotas e então cumprirem os inúmeros desafios que lhes foram proporcionados em São Bento do Sul. Aconteceu de tudo nesta cidade, justamente neste dia! Pois os jovens tiveram que resgatar feridos de um avião que caiu no Parque 23 de Setembro e, como se não bastasse, precisaram procurar urgentemente a chave que desarmaria uma bomba que estava perto do mirante. Detalhe! Eles só tinham as distâncias e azimutes para achar o local da chave, o que deixou tudo muito mais difícil, tiveram que usar suas bússolas para encontrá-la! Depois disso, para chegar ao Museu, onde vários mistérios seriam desvendados, o único jeito foi seguindo a trilha , feita apenas com sinais de pista , onde qualquer outro ser normal poderia se perder. Lá acabou arrebentando um cabo de alta tensão, que levou nossos heróis à usarem a sua destreza  e  criatividade na construção de uma biga...

Sejam bem-vindos ao nosso Blog! ;-)

Somos do Distrito Escoteiro Norte, fazemos parte da União dos Escoteiros do Brasil, Região de Santa Catarina. A idéia deste Blog é funcionar como uma ferramenta de Gestão do Distrito: manteremos aqui um Calendário de Atividades Distrital e Regional ; pode-se obter aqui a Previsão do Tempo atualizada para as nossas atividades; Divulgaremos as  Atividades Realizadas pelo Distrito Escoteiro Norte ; temos Informações sobre as Cidades e Grupos que integram o Distrito; também Informações Básicas sobre o Escotismo ; acesso aos sistemas de gestão paXtu e mAPPa ; formulário de Contato para maiores informações, críticas e sugestões. Sempre alerta para servir, Distrito Escoteiro Norte - Região de Santa Catarina