Pular para o conteúdo principal

Distrito Norte na Aventura Sênior Regional 2011

                Aconteceu em Florianópolis, entre os dias 21 e 24 de julho, a ASR - Aventura Sênior Regional 2011. Durante quatro dias seniores e guias de todo o estado de Santa Catarina, além de representantes dos estados vizinhos do Paraná e Rio Grande do Sul, puderam desfrutar de toda a beleza da Ilha da Magia, acompanhados de seus escotistas, em atividades  especialmente concebidas para um grande evento como a ASR.
                O Distrito Norte foi representado pela patrulha Avá, do 15º Grupo Escoteiro Jacoritaba, que foi criada pelos membros juvenis da Tropa Sênior Yawalapití especialmente para o evento.  Compunham a patrulha Avá nesta atividade os seniores Michael (M), Eduardi, George, Bruno e a guia Joyce (SM), todos do Jacoritaba (15/SC), além da guia Sabrina, do Arnaldo de Almeida Oliveira (71/SC), de Rio Negrinho, acompanhados do Chefe Edson (Corupá), também do Jacoritaba.
                A ASR 2011 começou logo cedo para os seniores da Avá. Na quinta feira, ainda antes do sol nascer, eles deixaram a sede do Grupo Escoteiro Jacoritaba em direção ao camping do Rio Vermelho, em Florianópolis, aonde aconteceria a atividade. Alocados no sub-campo Santinho, junto com as patrulhas dos grupos Itaguaçu, Tubarão, Costa Esmeralda, Timbó, Amigo Velho e do Mar Cap. Comte. Hassel, a Avá começou a atividade na tarde da quinta feira com a montagem dos catamarãs, embarcações construídas com madeira, sisal e lona, no camping escoteiro Paulo dos Reis, à 6km do camping do Rio Vermelho, base da ASR. Ao retornar ao campo  no final da tarde, os sub-campos Santinho e Naufragados arrumaram suas mochilas, jantaram e partiram para mais um desafio – A Jornada Noturna.
                Já na Praia do Santinho as patrulhas foram organizadas e, a cada quatro minutos, uma delas saia em jornada em direção ao campo escoteiro Paulo dos Reis, aonde fariam o pernoite. O trajeto a ser cumprido contornava o Costão do Santinho, por uma trilha usada por pescadores de tainha para chegar ao alto do Costão e chegava a praia do Rio Vermelho (3 km), donde eram precisos caminhar 1 km em areia “fofa” e outros 6 km  em uma estrada que margeia a praia. A patrulha Avá fez jus ao estilo Jacoritaba e se doou nessa atividade, na qual os jovens da Yawalapití geralmente tem desempenho superior a média. Após largar da Praia do Santinho as 21h e 35min (10ª patrulha a sair) os Índios Canoeiros ultrapassaram duas patrulhas que iam a sua frente logo no início do Costão, ao fim da faixa de areia da Praia do Santinho, e sacramentou a ultrapassagem da 8ª patrulha consecutiva ainda antes de iniciar a descida do famoso obstáculo e chegar à Praia do Rio Vermelho. Com os pés na areia e desprezando o peso das mochilas sobre os ombros a bandeirola verde-amarela seguiu sendo carregada em alta velocidade pelos 7 km restantes, finalizando a jornada as 00h e 15min da sexta feira, apenas 10min após a primeira patrulha. No campo Paulo dos Reis os jovens montaram sozinhos o seu abrigo de lona (que alojou os sete membros), cearam e descansaram a partir das 01h e 30min, em grato reconhecimento ao grande esforço e dedicação, quando a maior parte das patrulhas ainda não havia chegado.
                Ao amanhecer, novamente mãos a obra. As patrulhas apanharam seus catamarãs e seguiram rumo à Barra da Lagoa, aonde iniciaram a navegação. Por sua eficiência e coordenação em desjejuar, arrumar suas mochilas e desfazer seu abrigo, a Avá foi brindada com a possibilidade de ser a primeira patrulha a se lançar à água. Em virtude do sobrepeso o sênior Bruno acabou sendo embarcado com outra patrulha, que não dispunha de 6 membros juvenis, mas acabou não tendo mais sorte do que a própria Avá que, após completar cerca de 1/3 do trajeto viu sua embarcação submergir em meio a Lagoa da Conceição, assim como aconteceu com a embarcação do Bruno minutos antes, logo após zarpar. De um total de 22 embarcações, apenas três não sucumbiram na sexta feira e finalizaram o trajeto.
                Cansados, a tarde de sexta feira foi livre para todos os náufragos da Santinho e Naufragados, que puderam dormir e repor suas energias para o show de talentos, que ocorreu a noite e precedeu o jogo noturno “Pangea”.
                No sábado pela manhã foi o momento de aprender e praticar com o módulo de manualidades. Enquanto uns aperfeiçoaram suas técnicas de culinária, outros exercitaram seus dons artísticos construindo uma luminária de origami, pintando telas ou ainda fazendo sabão e aprendendo a cultivar bonsais. No período vespertino um momento de intensa interação com a comunidade: O Jogo da Cidade. Durante essa atividade as patrulha puderam aproveitar as tarefas a serem cumpridas para conhecer um pouco mais sobre a história e os pontos turísticos da capital catarinense.
                Ao anoitecer, um momento de sentimentos distintos e misturados. Embora alegres e ansiosos pelo sempre esperado Fogo de Conselhos os participantes sabiam que a Aventura estava acabando e lamentavam. O Fogo de Conselho começou com uma lâmparada no sub-campo e culminou com a Cadeia da Fraternidade que reuniu mais de 300 pessoas em sua celebração (278 seniores, guias e chefes e 66 staffs). Mas, ainda não era tudo e logo em seguida todos foram para a grande festa da ASR com o tema “PIRATAS”. Animada pela Banda Rataplan e pelo Dj Hugo a festa rolou até o início da madrugada de domingo.
                No domingo, ainda antes de encerrar a atividade, todos se reuniram em um grande culto para agradecer pela oportunidade, pelos resultados e pelo bem estar de todos os participantes. Comandou o culto o sempre bem humorado Padre Edgar, que além de sua mensagem de paz, amor e amizade brindou a todos com as canções (quase Hits) “Na Caminhada” e “Você é meu irmão”.
                A Aventura Sênior Regional 2011 foi encerrada as 11h e 00min do domingo, quando todos foram liberados para o almoço e embarcaram de volta para seus lares, cansados, mas alegres e com a certeza do dever cumprido.


   Chefe Edson Weege
   Tropa Sênior Yawalapití
   15º G.E. Jacoritaba - Jaraguá do Sul

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Convite: Oficina sobre Cerimônias Escoteiras no dia 10/11/2019

Objetivo da Oficina: - Apresentar e praticar as diversas cerimônias no movimento escoteiro, as quais devem corresponder ao que se quer expressar; - Evitar a dificuldade de identificação do seu objetivo ou mensagem, estes devem ser compreendidos por todos; - Aplicar o que se propõe no Manual de Cerimônias Escoteiras da UEB, 2ª Edição, de agosto de 2018. Local: Sede do Grupo Escoteiro Desbravador 08/SC Rua Eugênio Poerner, 75 - Centro São Bento do Sul, SC Data e Horário: 10 de novembro de 2019, domingo, das 9:00 às 11:00 Tarefa prévia: Leitura do Manual de Cerimônias Escoteiras da UEB, 2ª Edição, de agosto de 2018. Facilitadores: Igor Rudnick Júlia Wünsch Vagas: 20 Custo:  gratuito Inscrições via: Meu paXtu Prazo de inscrição: 02 de novembro de 2019

Grande Aventura Distrital 2018

No início todos receberam um passaporte , um mapa  e uma carta prego , para traçarem suas rotas e então cumprirem os inúmeros desafios que lhes foram proporcionados em São Bento do Sul. Aconteceu de tudo nesta cidade, justamente neste dia! Pois os jovens tiveram que resgatar feridos de um avião que caiu no Parque 23 de Setembro e, como se não bastasse, precisaram procurar urgentemente a chave que desarmaria uma bomba que estava perto do mirante. Detalhe! Eles só tinham as distâncias e azimutes para achar o local da chave, o que deixou tudo muito mais difícil, tiveram que usar suas bússolas para encontrá-la! Depois disso, para chegar ao Museu, onde vários mistérios seriam desvendados, o único jeito foi seguindo a trilha , feita apenas com sinais de pista , onde qualquer outro ser normal poderia se perder. Lá acabou arrebentando um cabo de alta tensão, que levou nossos heróis à usarem a sua destreza  e  criatividade na construção de uma biga...

Sejam bem-vindos ao nosso Blog! ;-)

Somos do Distrito Escoteiro Norte, fazemos parte da União dos Escoteiros do Brasil, Região de Santa Catarina. A idéia deste Blog é funcionar como uma ferramenta de Gestão do Distrito: manteremos aqui um Calendário de Atividades Distrital e Regional ; pode-se obter aqui a Previsão do Tempo atualizada para as nossas atividades; Divulgaremos as  Atividades Realizadas pelo Distrito Escoteiro Norte ; temos Informações sobre as Cidades e Grupos que integram o Distrito; também Informações Básicas sobre o Escotismo ; acesso aos sistemas de gestão paXtu e mAPPa ; formulário de Contato para maiores informações, críticas e sugestões. Sempre alerta para servir, Distrito Escoteiro Norte - Região de Santa Catarina