Pular para o conteúdo principal

26° ELO no Distrito Escoteiro Norte

O caractere Kanji “和 [wa]” significa unidade, harmonia, cooperação, amizade e paz. Foi esta mensagem que os escoteiros e seniores obtiveram ao percorrerem os 2,5km de pista de orientação do ELO, nos dias 14 e 15 de novembro de 2015, em São Bento do Sul, num lugar chamado Recanto do Noti!
Os Grupos Escoteiros Kaigang Norte, Arnaldo de Almeida Oliveira, Campestre, 14 Bis e Desbravador vieram para fazer jus ao tema "Espírito de União". Cada escotista deu o melhor de si em cada uma das bases realizadas e as novas patrulhas, formadas da fusão de todos os Grupos, se esmeraram para cumprí-las. Isto tudo gerou fortes laços de amizade entre os Escoteiros do Distrito Norte de Santa Catarina.
Com o tema do ELO (Escoteiros Locais em Operação) sobre o Japão, tivemos Sumô, jogos Samurais com espada e arco e flecha, Guerreiros Japoneses, Pagodin, Origami,  e aprendemos a usar o Hashi. Tivemos desafios como passar de Preguiça para Comando Craw, Bastão Elétrico, formar uma Pirâmide em grupo, confeccionar e empinar Pipas, Pista de Orientação com Bússola, Tiro ao Alvo com Estilingue e a poderosa Pista de Obstáculos Sênior com Falsa Baiana, Rastejo no Barro por baixo da Trança de Cordas e Natação com Câmaras de Pneu. Esses jogos instigaram também a Observação da Natureza, reflexões sobre as Leis Escoteiras e a realização de Boas Ações.
Depois de tudo isso, nada melhor que um banho de rio para nos prepararmos para a Festa Japonesa, depois ainda o Jogo Noturno, Corte de Honra e aí cuidarmos de nosso acampamento com turnos de Vigília.
No domingo pela manhã tivemos a reflexão, no alto da montanha, com o Chefe Alceu Carlos Maraschin, que fez algumas crianças chorarem de emoção (sério mesmo!!!) com suas palavras sobre o "Espírito de União".
Para terminar com chave de ouro, nada melhor que uma boa caminhada para conhecermos as cachoeiras do Noti e brincarmos o resto da manhã na Pista de Obstáculos Sênior.
E a chuva? Ah, sim! Segundo os escoteiros, veio em boa hora, para um pequeno descanso depois de tanta atividade! ;-)

Hasteamento das Bandeiras
Montagem das Barracas
Início das Bases
Pirâmide
Samurai
Arco e Flecha
usando o Hashi
confeccionando Pipas
Sumô
Guerreiros Japoneses
de Preguiça para Comando Craw
Rastejo no Barro
Falsa Baiana
Natação com Bóia
Bastão Elétrico
Banho de rio
Festa Japonesa
Reflexão sobre o "Espírito de União" com o Chefe Maraschin
Jornada à Cachoeira do Noti
Cachoeira do Noti

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estamos com um novo visual! ;-)

Sejam bem-vindos ao Blog do Distrito Escoteiro Norte! Fazemos parte da União dos Escoteiros do Brasil, Região Escoteira de Santa Catarina.
A idéia deste Blog é funcionar como uma ferramenta de Gestão do Distrito: manteremos aqui um Calendário de Atividades Distrital e Regional;podemos obter aqui a Previsão do Tempo atualizada para as nossas atividades;temos Informações sobre as Cidades e Grupos que integram o Distrito;também Informações Básicas sobre o Escotismo;acesso aos sistemas de gestão paXtu e mAPPa;formulário de Contato para maiores informações, críticas e sugestões.
Sempre alerta para servir, Distrito Escoteiro Norte - Região de Santa Catarina

Robert Baden-Powell

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell nasceu em Londres, Inglaterra, a 22 de fevereiro de 1857. Seu pai era o reverendo H. G. Baden-Powell, professor em Oxford. Sua mãe era filha do almirante inglês W. T. Smyth. Seu bisavô, Joseph Brewer Smyth, tinha ido como colonizador para Nova Jersey (EUA) mas voltou para a Inglaterra e naufragou na viagem de regresso.
Seu pai morreu quando Robert tinha aproximadamente 3 anos, deixando a sua mãe com sete filhos, dos quais o mais velho não tinha ainda 14 anos. Havia com frequência momentos difíceis para uma família tão grande, mas o amor mútuo entre mãe e filhos ajudava-os a continuar em frente.
Robert viveu uma bela vida ao ar livre com seus quatro irmãos, excursionando e acampando com eles em muitos lugares da Inglaterra.
Em 1870 B-P ingressou na Escola Charterhouse em Londres com uma bolsa de estudos. Não era um estudante que se destacasse especialmente dos outros, mas era um dos mais vivos. Estava sempre metido em tudo que acontecia no pátio do …