Pular para o conteúdo principal

Tema Anual 2018 - Escotismo: Educação para a vida!

Todas as pessoas nascem com um imenso potencial a desenvolver, em todas as suas dimensões, e ao longo de suas vidas vão ampliando suas competências e se apropriando de valores, construindo suas personalidades e definindo identidades. O que determinará a singularidade de cada um será, exatamente, a síntese de todas as suas vivências pessoais. É fato que as pessoas podem desenvolver com maior ou menor plenitude suas potencialidades, numa equação em que quanto mais ricas forem as oportunidades de autoconhecimento, de experimentação de possibilidades e superação de limites, maiores serão os conhecimentos, habilidades e valores acumulados.

Os estudos da ONU identificam que os sistemas de educação formal estão beneficiando cada vez mais crianças, adolescentes e jovens, mas ainda assim existe no mundo um visível déficit no sistema de educação, fazendo com que o objetivo quatro de Desenvolvimento Sustentável da ONU se refira, especificamente, em “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”. Mas, a atividade educativa não pode ser uma responsabilidade exclusiva da educação formal, já sobrecarregada com o encargo de transmitir grande quantidade de conhecimentos, como destacou o “Relatório Delors”, elaborado pela UNESCO há vinte anos atrás. A ação educativa necessita do apoio de outros agentes relevantes, ou seja, da educação informal e educação não formal, e nesse contexto destaca-se o Movimento Escoteiro.

Toda a concepção do Movimento Escoteiro fundamenta-se no preceito da educação integral, e por isso lança mão de uma multiplicidade de oportunidades para que cada criança, adolescente e jovem experimente uma variedade de situações oferecidas por um programa educativo consistente e aplicado de modo sistemático pelo Método Escoteiro. Sobre essa intenção de contribuir para o crescimento integral das crianças, adolescentes e jovens, em uma concepção holística, o Fundador do Escotismo, Robert Baden-Powell, fez vários registros, tal como no livro Guia do Chefe Escoteiro (publicado em 1920), quando afirmou que “educação é formar o caráter e contribuir na construção de pessoas”. Aliás, no mesmo livro o Fundador ainda deixa claro que “nós desejamos não simplesmente ensinar nossos jovens a ganhar a vida, mas sobretudo a viver, o que significa como aproveitar a vida”.

Em uma linguagem mais atual, o documento da Organização Mundial do Movimento Escoteiro – Características essenciais do Escotismo – define que “o Movimento Escoteiro atinge pleno êxito quando um integrante o deixa com uma atitude positiva com relação ao seu ingresso na vida adulta e com capacidade de fazê-lo de uma maneira construtiva, assertiva e responsável, consciente da necessidade de continuar seu desenvolvimento como pessoa autônoma, colaboradora, responsável e comprometida”.

Na Conferência Escoteira Mundial realizada no Brasil, em 2011, a Organização Escoteira Mundial decidiu que “educação para a vida” é a nossa causa. Esta causa que é, na verdade, um resumo de nosso propósito, que busca apoiar, como instrumento de educação não formal, o processo de educação das pessoas, somando-se àquilo que a educação formal e a educação informal oferecem. Nesse contexto somos uma referência na capacidade de contribuir para que os jovens aprendam a aprender, a fazer e a ser, de tal maneira que se tornem pessoas autônomas, solidárias, responsáveis, comprometidas, capazes de administrar suas vidas e escolher direções para onde seguir.

Essa perspectiva do Escotismo consolidou-se ao longo de uma existência centenária, orientada pela visão positiva e inovadora de Baden-Powell, que em uma palestra, em 1922, já antevia que se o Método Escoteiro fosse “aplicado aos dois sexos, exerceria, sem dúvida, uma influência visível sobre o caráter e o bem geral de uma nação”, e que daria “uma direção nova e contribuiria grandemente para a abolição da diferença de classes, para a substituição do temor pelo amor, as desconfianças pela mútua simpatia, a guerra pela paz”.

Resumindo, o tema “educação para a vida” remete à nossa missão de contribuir para que os jovens assumam suas vidas como protagonistas, capacitando-os para desempenharem seus papeis na sociedade, ajudando-os a desenvolverem da forma mais completa possível suas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, espirituais, afetivas e de caráter, resultando na aquisição de valores que serão determinantes nas suas vidas.

Curitiba, 9 de janeiro de 2018

Diretoria Executiva Nacional

Escoteiros do Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Convite: Oficina sobre Cerimônias Escoteiras no dia 10/11/2019

Objetivo da Oficina: - Apresentar e praticar as diversas cerimônias no movimento escoteiro, as quais devem corresponder ao que se quer expressar; - Evitar a dificuldade de identificação do seu objetivo ou mensagem, estes devem ser compreendidos por todos; - Aplicar o que se propõe no Manual de Cerimônias Escoteiras da UEB, 2ª Edição, de agosto de 2018. Local: Sede do Grupo Escoteiro Desbravador 08/SC Rua Eugênio Poerner, 75 - Centro São Bento do Sul, SC Data e Horário: 10 de novembro de 2019, domingo, das 9:00 às 11:00 Tarefa prévia: Leitura do Manual de Cerimônias Escoteiras da UEB, 2ª Edição, de agosto de 2018. Facilitadores: Igor Rudnick Júlia Wünsch Vagas: 20 Custo:  gratuito Inscrições via: Meu paXtu Prazo de inscrição: 02 de novembro de 2019

Grande Aventura Distrital 2018

No início todos receberam um passaporte , um mapa  e uma carta prego , para traçarem suas rotas e então cumprirem os inúmeros desafios que lhes foram proporcionados em São Bento do Sul. Aconteceu de tudo nesta cidade, justamente neste dia! Pois os jovens tiveram que resgatar feridos de um avião que caiu no Parque 23 de Setembro e, como se não bastasse, precisaram procurar urgentemente a chave que desarmaria uma bomba que estava perto do mirante. Detalhe! Eles só tinham as distâncias e azimutes para achar o local da chave, o que deixou tudo muito mais difícil, tiveram que usar suas bússolas para encontrá-la! Depois disso, para chegar ao Museu, onde vários mistérios seriam desvendados, o único jeito foi seguindo a trilha , feita apenas com sinais de pista , onde qualquer outro ser normal poderia se perder. Lá acabou arrebentando um cabo de alta tensão, que levou nossos heróis à usarem a sua destreza  e  criatividade na construção de uma biga...

Sejam bem-vindos ao nosso Blog! ;-)

Somos do Distrito Escoteiro Norte, fazemos parte da União dos Escoteiros do Brasil, Região de Santa Catarina. A idéia deste Blog é funcionar como uma ferramenta de Gestão do Distrito: manteremos aqui um Calendário de Atividades Distrital e Regional ; pode-se obter aqui a Previsão do Tempo atualizada para as nossas atividades; Divulgaremos as  Atividades Realizadas pelo Distrito Escoteiro Norte ; temos Informações sobre as Cidades e Grupos que integram o Distrito; também Informações Básicas sobre o Escotismo ; acesso aos sistemas de gestão paXtu e mAPPa ; formulário de Contato para maiores informações, críticas e sugestões. Sempre alerta para servir, Distrito Escoteiro Norte - Região de Santa Catarina